top of page

Monge 2024 x Monge 2014 - O que mudou

cafofodonecromante

O Player’s Handbook de 2024 traz de volta uma das classes mais distintas de Dungeons & Dragons. Quase todos os aspectos do Monge foram aprimorados e refinados, desde as Artes Marciais no nível 1 até a nova característica Corpo e Mente no nível 20.



Neste artigo, veremos todas as principais melhorias do Monge de 2024 que você encontrará no novo Player’s Handbook. Embora a maioria das características do Monge tenham sido aprimoradas ou totalmente substituídas, aquelas que permaneceram inalteradas ou mudaram muito marginalmente podem não aparecer neste artigo.


Artes Marciais — Nível 1


Monge pronto para chutar seu inimigo
O monge no D&D 2024 realmente é um artista marcial

As mudanças no Monge começam cedo com ajustes nas Artes Marciais. A maior mudança é que o dado de Artes Marciais do Monge começa um tamanho maior em 1d6 e agora vai até 1d12. Em seguida, as armas de Monge foram simplificadas. Agora, qualquer arma corpo a corpo marcial com a propriedade Leve é considerada uma arma de Monge. Todas as armas corpo a corpo simples também são consideradas armas de Monge. Finalmente, você pode usar Destreza em vez de Força ao tentar Agarrar ou Empurrar uma criatura.


Foco do Monge — Nível 2


Foco do Monge é um novo nome para uma característica familiar de nível 2 onde você encontrará Flurry of Blows (Rajada de Golpes), Patient Defense (Defesa Paciente) e Step of the Wind (Passo do Vento), os dois últimos tendo recebido algumas melhorias divertidas.

Defesa Paciente agora permite que você realize a ação de Desengajar como uma Ação Bônus sem gastar pontos de Foco, mas se você gastar um ponto de Foco, você pode Desengajar e Esquivar como a mesma Ação Bônus.


Da mesma forma, Passo do Vento permite que você use a ação de Correr como uma Ação Bônus, sem necessidade de ponto de Foco, mas gastando um permite que você Desengaje e Corra como parte da mesma Ação Bônus. Usar um ponto de Foco para Passo do Vento também dobra sua distância de salto por um turno, então vá em frente, você definitivamente pode superar esse obstáculo.


Metabolismo Incomum — Nível 2


Esta nova característica de nível 2 permite que um personagem Monge recupere todos os pontos de Foco gastos quando rolar Iniciativa uma vez por Descanso Longo. Além disso, quando você usa essa característica, também recupera Pontos de Vida iguais ao seu nível de Monge mais uma rolagem do seu dado de Artes Marciais.



Defletir Ataques — Nível 3


Anteriormente Defletir Mísseis, como o nome sugere, Defletir Ataques agora tem muito mais usabilidade. Não se limita mais a ataques com armas à distância, Defletir Ataques permite que você reduza o dano de qualquer ataque que inclua dano de Concussão, Perfuração ou Cortante. O dano é reduzido em 1d10 mais seu modificador de Destreza e nível de Monge, e se você reduzir esse dano a 0, pode usar um ponto de Foco para redirecionar o ataque.


Dependendo se o ataque foi corpo a corpo ou à distância, você pode mirar em uma criatura dentro de 5 pés ou 60 pés, respectivamente, e forçá-la a fazer um teste de resistência contra dano baseado em seu dado de Artes Marciais e seu modificador de Destreza.


Subclasse do Monge — Nível 3


No nível 3, a classe Monge pode escolher sua subclasse, escolhendo entre quatro opções: Guerreiro da Misericórdia, Guerreiro das Sombras, Guerreiro dos Elementos ou Guerreiro da Mão Aberta.


Monge em posição de luta com o nascer do sol ao fundo
Os upgrades no monge foram muito bons!

  • Guerreiro da Misericórdia: Aparecendo pela primeira vez no Caldeirão de Tasha de Tudo, a subclasse Guerreiro da Misericórdia de 2024 viu as menores mudanças de todas as subclasses de Monge. As características familiares, como Mão do Dano e Implementos de Misericórdia retornam, embora com alguns pequenos ajustes. Mão da Cura, por exemplo, agora é classificada como uma ação Mágica, uma nova classificação de ação para melhorar a clareza das regras. A mudança mais significativa é que Rajada de Cura e Dano agora pode ser usada um número de vezes por Descanso Longo igual ao seu modificador de Sabedoria.

  • Guerreiro das Sombras: O Guerreiro das Sombras realmente brilha em 2024, sem trocadilhos. Artes das Sombras foi reformulada, permitindo que você lance Escuridão e Ilusão Menor, e você pode mover o campo de Escuridão que criar. A característica também lhe dá Visão no Escuro (ou melhora a sua, se você já a tiver). À medida que você sobe de nível, seu Passo das Sombras Melhorado de nível 11 permite que você gaste um ponto de Foco para ignorar a restrição de Luz Fraca ou Escuridão do Passo das Sombras e faça um Ataque Desarmado imediatamente após se teletransportar como parte da mesma Ação Bônus. Finalmente, Manto das Sombras é uma nova característica de nível 17 que permite que você se envolva em sombras. Esse efeito dura 1 minuto, até você ficar Incapacitado ou terminar seu turno em Luz Brilhante. Enquanto estiver ativo, você tem a condição Invisível, que persiste mesmo se atacar ou lançar um feitiço; você pode se mover por espaços ocupados como se fossem Terreno Difícil; e você pode usar Rajada de Golpes sem precisar gastar pontos de Foco.


  • Guerreiro dos Elementos: O Guerreiro dos Elementos teve o maior número de mudanças e recebeu muitas novidades empolgantes. Sintonização Elemental agora dá a você um alcance de 3 metros para seus Ataques Desarmados e causa seu tipo de dano escolhido entre Ácido, Frio, Fogo, Relâmpago ou Trovão. Você também pode empurrar ou puxar um alvo 3 metros em um teste de resistência falhado. Além disso, você aprende o novo truque Elementalismo. À medida que sobe de nível, você ganhará a habilidade de criar explosões elementais em área, maneiras divertidas de navegar pelo campo de batalha e resistências a danos para ajudar na sobrevivência.


  • Guerreiro da Mão Aberta: A Técnica da Mão Aberta permanece praticamente inalterada, com a exceção de uma de suas opções que agora bloqueia apenas Ataques de Oportunidade, em vez de todas as Reações. Integralidade do Corpo foi movida para uma Ação Bônus e agora cura um número de Pontos de Vida igual a uma rolagem do seu dado de Artes Marciais mais seu modificador de Sabedoria, em vez de três vezes o seu nível de Monge. No entanto, você agora pode usá-la um número de vezes igual ao seu modificador de Sabedoria por Descanso Longo, em vez de apenas uma vez. A nova característica Passo Ágil permite que você use Passo do Vento como parte de qualquer Ação Bônus que não tenha sido usada para realizar Passo do Vento, e Palma Vibrante foi reequilibrada. Agora custa 4 pontos de Foco e causa 10d12 de dano de Força em um teste de resistência falhado, em vez de reduzir o alvo a 0 Pontos de Vida, e metade do dano em um teste de resistência bem-sucedido.



Golpe Atordoante — Nível 5


Monk D&D 2024
Monge do D&D dando um golpe atordoante com o bastão

Golpe Atordoante, uma característica popular do Monge, recebeu um reequilíbrio na versão de 2024 da classe. Agora requer o uso de uma arma de Monge ou Ataque Desarmado. Se aplicado com sucesso, a condição Atordoado agora termina no início do seu próximo turno, em vez do final, e só pode ser usada uma vez por turno. No entanto, se o alvo for bem-sucedido no teste de resistência contra o Golpe Atordoante, sua Velocidade é reduzida à metade até o início do seu próximo turno, e o próximo ataque feito contra ele tem Vantagem.


Golpe Aprimorado — Nível 5


Com esta nova versão de Golpe Aprimorado por Ki, você pode mudar o tipo de dano dos seus Ataques Desarmados para dano de Força. Útil para superar essas resistências.


Foco Elevado — Nível 10


Foco Elevado é uma nova característica de nível 10 que melhora várias de suas características principais de Monge. Primeiro, Rajada de Golpes ganha um ataque adicional, totalizando três por Ação Bônus. Em seguida, Defesa Paciente agora concede Pontos de Vida Temporários baseados em duas rolagens do seu dado de Artes Marciais. Finalmente, quando você usa Passo do Vento, pode mover uma criatura voluntária que seja Grande ou menor junto com você até o final do seu turno, e ela não provoca Ataques de Oportunidade como você.


Monge saindo correndo, mostrando a velocidade da classe
Monge correndo, velocista da equipe

Auto-Restauro — Nível 10


Outra nova característica de nível 10, Auto-Restauro permite que você evite os níveis de Exaustão que normalmente acumularia ao ficar sem comida ou água e, no final do seu turno, encerre as condições Enfeitiçado, Amedrontado ou Envenenado em você mesmo.


Defletir Energia — Nível 13


Uma melhoria para Defletir Ataques, Defletir Energia permite que você reduza o dano de ataques de qualquer tipo de dano.


Foco Perfeito — Nível 15


Se, ao rolar Iniciativa, você estiver com menos de 4 pontos de Foco e não usar Metabolismo Incomum, você imediatamente recupera pontos de Foco suficientes para voltar a 4, perfeito para quando você está no seu quinto ou sexto encontro do dia!


Defesa Superior — Nível 18


No início do seu turno, você pode gastar 3 pontos de Foco para ganhar Resistência a todos os tipos de dano, exceto Força, por 1 minuto, ou até ficar Incapacitado. É ideal quando você está enfrentando inimigos de alto nível que estão lhe bombardeando com dano elemental, como o Sopro Frio de um Dragão Branco Ancião ou a Carga de Escudo de um Gigante de Fogo Dreadnought.


Bênção Épica — Nível 19


No Guia do Mestre de Masmorras de 2014, as Bênçãos Épicas eram uma recompensa especial concedida a critério do Mestre. Agora, elas chegaram ao Player’s Handbook de 2024 como um novo tipo de feito com o pré-requisito de estar no nível 19+. Enquanto os Monges podem pegar qualquer Bênção Épica, a escolha recomendada é a Bênção da Ofensiva Irresistível, que veremos aqui:


Bênção da Ofensiva Irresistível: Primeiro, aumente sua pontuação de habilidade de Força ou Destreza em 1, até um máximo de 30. Em seguida, os danos de Concussão, Perfuração e Cortante que você causar sempre ignoram resistência. Além disso, quando você rola um 20 em um ataque, pode causar dano adicional igual à pontuação de habilidade que você aumentou com esse feito.


Corpo e Mente — Nível 20


Como a característica de nível 20 do Monge, Corpo e Mente aumenta suas pontuações de Destreza e Sabedoria em 4 cada, até um máximo de 25.


Colocando a Arte no Artista Marcial O Player’s Handbook de 2024 traz provavelmente as maiores mudanças para o Monge de todas as classes, revitalizando a classe e resolvendo muitas de suas fraquezas e pontos problemáticos. O Guerreiro dos Elementos provavelmente mostra isso mais, uma subclasse completamente redesenhada que ainda captura o tema de seu predecessor de 2014, mas o entrega de forma muito mais eficaz.





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page
google.com, pub-3459044541946048, DIRECT, f08c47fec0942fa0