2024 Ladino vs. 2014 Ladino: O que mudou no novo D&D
- cafofodonecromante
- 28 de jun. de 2024
- 6 min de leitura
Tudo que você precisa saber que mudou no novo Ladino.
O Ladino continua sendo uma escolha astuta e poderosa no Livro do Jogador de 2024, com o Ataque Furtivo permanecendo essencial e oferecendo o mesmo dano e progressão que sua versão de 2014. Porém, a classe agora ganha novas maneiras de usar os dados de dano do Ataque Furtivo, acesso à Maestria com Armas e subclasses atualizadas, destacando-se o Assassino e o Ladrão.
Abaixo, cobrimos as principais mudanças no Ladino de 2024 que você encontrará no novo Livro do Jogador. Se não for mencionado algum recurso, como Ação Astuta, significa que ele permanece inalterado ou sofreu mudanças mínimas.
O que há de novo para o Ladino de 2024?

Visão Geral dos Recursos da Classe do Ladino de 2024

**Maestria com Armas — Nível 1**
Além do conjunto típico de recursos do Ladino no nível 1, você ganha acesso ao novo recurso Maestria com Armas desde o início. A cada Descanso Longo, você escolherá duas armas com as quais é proficiente e deseja acessar suas propriedades de maestria.
Como exemplo de como as propriedades de maestria funcionam, vejamos as propriedades de maestria de duas armas icônicas do Ladino, a Adaga e o Arco Curto.
Adaga (Corte): A propriedade de maestria da Adaga, Corte, concede um ataque extra em sua Ação de Ataque se você estiver usando uma arma com a propriedade Leve. Isso substitui o ataque extra que você normalmente pode fazer com uma arma Leve usando sua Ação Bônus. Útil se você precisar usar sua Ação Bônus para Ação Astuta para Correr, Desengajar ou Esconder-se.
Arco Curto (Vex): A propriedade de maestria do Arco Curto, Vex, facilita acertar um ataque no próximo turno. Quando você acerta uma criatura com seu Arco Curto, terá Vantagem na próxima jogada de ataque que fizer contra essa criatura antes do final do seu próximo turno.
**Dialeto dos Ladrões — Nível 1**
Ladinos são famosos por aprender o Dialeto dos Ladrões, um tipo único de linguagem que permite falar e entender códigos. Mas seu tempo passado no mundo subterrâneo significa que provavelmente cruzou caminhos e trabalhou com todos os tipos de pessoas e criaturas. Para refletir isso, o recurso Dialeto dos Ladrões não só concede o Dialeto dos Ladrões, mas também uma proficiência adicional em um idioma.
**Subclasse do Ladino — Nível 3**
As subclasses do Ladino no Livro do Jogador de 2024 incluem o Trapaceiro Arcano, Assassino, Lâmina Espiritual e Ladrão. O Assassino e o Ladrão foram os que mais receberam atualizações, enquanto o Trapaceiro Arcano e a Lâmina Espiritual tiveram pequenas melhorias para aprimorar o jogo.
Trapaceiro Arcano: Ladinos inclinados à magia agora podem trocar um truque cada vez que sobem de nível, dando maior flexibilidade na construção. Trapaceiro Versátil também foi alterado para que, quando você usa a opção Derrubar do Golpe Astuto em um inimigo, pode mirar em uma criatura adicional dentro de 1,5 metros da sua Mão Mágica.
Assassino: Agora você pode ativar mais facilmente Assassinato e Golpe Mortal, mas o dano foi reduzido. Você se torna mais hábil em envenenar e se disfarçar, e pode se mover após usar Mira Certeira, suportando construções de ataque e fuga.
Lâmina Espiritual: Introduzida em Tasha’s Cauldron of Everything, a Lâmina Espiritual permanece praticamente inalterada. Suas Lâminas Psíquicas agora têm um alcance de 18/36 metros em vez de 18/-, e possuem a propriedade de maestria Vex.
Ladrão: O Ladrão atualizado pode ativar itens mágicos como Ação Bônus e tem uma opção única de Golpe Astuto chamada Ataque Furtivo que permite permanecer escondido após atacar. Dispositivo Mágico viu as maiores mudanças. Agora oferece um espaço adicional de sintonização, concede uma chance de ativar itens mágicos sem gastar cargas e permite usar Pergaminhos de Magia, independentemente da sua classe ou habilidade de conjuração.
**Mira Certeira — Nível 3**
Mira Certeira foi introduzida em Tasha’s Cauldron of Everything como um recurso opcional de classe que dá ao Ladino uma maneira confiável de obter Vantagem para acionar o Ataque Furtivo. No Livro do Jogador de 2024, agora é um recurso padrão da classe.
**Golpe Astuto — Nível 5**
A ferramenta mais empolgante no kit do Ladino é o Golpe Astuto. Ele oferece novas maneiras de utilizar o Ataque Furtivo para debilitar inimigos ou simplesmente se mover com segurança pelo campo de batalha.
Quando você causar dano de Ataque Furtivo, pode optar por renunciar a um ou mais dados de dano do Ataque Furtivo para adicionar um efeito de Golpe Astuto ao seu ataque. O CD dos efeitos de Golpe Astuto escala com sua Destreza.
No nível 5, você escolherá uma das seguintes opções de Golpe Astuto ao acertar um Ataque Furtivo:
Veneno (Custo: 1d6): Use seu Kit de Envenenador! Com esta opção, seu alvo deve ter sucesso em um teste de resistência de Constituição ou será Envenenado por 1 minuto. Eles podem repetir este teste no final de cada um dos seus turnos.
Derrubar (Custo: 1d6): Atinja o alvo e veja-o cair (Derrubado) em um teste de resistência de Destreza falhado. Apenas certifique-se de que seu alvo seja Grande ou menor antes de escolher esta opção.
Retirar (Custo: 1d6): Ataque e fuja com a opção Retirar. Ela permite que você se mova até metade da sua Velocidade sem provocar Ataques de Oportunidade após atacar.
Em níveis mais altos, você obterá opções adicionais de Golpe Astuto e até mesmo poderá adicionar dois efeitos a um único Ataque Furtivo!
**Talento Confiável — Nível 7**
"Eu tirei 2, mas é um 37."
Talento Confiável praticamente garante que você será bom nas habilidades de sua escolha, seja se esgueirando, destrancando todas as portas e baús ou apenas fazendo amizade com os gatos da vizinhança. Você reconhecerá o recurso do Livro do Jogador de 2014. No entanto, onde o Ladino anteriormente ganhava esse recurso no nível 11, agora o ganha no nível 7.
**Golpe Astuto Aprimorado — Nível 11**
No nível 11, você está cheio de dados de dano do Ataque Furtivo. Com o Golpe Astuto Aprimorado, você pode usá-los bem, empilhando cada Ataque Furtivo com duas opções de Golpe Astuto em vez de uma.
**Golpes Perversos — Nível 14**
Golpes Perversos expande o arsenal do Ladino de opções de Golpe Astuto com uma série de efeitos desagradáveis (leia-se: incríveis). Os seguintes são adicionados à sua lista de opções de Golpe Astuto:
Atordoar (Custo: 2d6): Quem disse que uma construção de suporte não pode também causar dano? Se seu alvo falhar em um teste de resistência de Constituição, só poderá mover-se ou realizar uma ação ou Ação Bônus no próximo turno. Frustrante para os Mestres de Jogo, mas fantástico para o seu grupo.
Nocautear (Custo: 6d6): Acerte um inimigo na cabeça e torne-o Inconsciente por 1 minuto se ele falhar em um teste de resistência de Constituição. Ele repetirá o teste no final de cada um de seus turnos, mas há uma chance de que, quando acordar, você já tenha roubado o que precisava e fugido.
Obscurecer (Custo: 3d6): Quem precisa se esgueirar nas sombras quando você pode cegar seu alvo? Com esta opção de Golpe Astuto, seu alvo precisará fazer um teste de resistência de Destreza ou ficará Cego até o final do seu próximo turno.
**Sentido Cego — Nível 14**
Sentido Cego não é um recurso do Ladino de 2024. Em vez disso, a classe ganha Golpes Perversos e uma atualização para Mente Escorregadia no nível 15.
**Mente Escorregadia — Nível 15**
Mente Escorregadia recebeu uma atualização. Agora seu Ladino é astuto não apenas na língua, mas na mente. Você ganha proficiência em testes de resistência de Sabedoria e Carisma, em vez de apenas testes de resistência de Sabedoria.
**Dádiva Épica — Nível 19**
As Dádivas Épicas são um novo tipo de talento introduzido no conjunto de regras básicas revisadas e são bloqueadas por nível. No nível 19, o Ladino escolhe uma das doze Dádivas Épicas encontradas no Livro do Jogador de 2024.
A seguinte Dádiva Épica é uma opção recomendada para o Ladino:
Dádiva do Espírito Noturno: Aumenta um valor de habilidade em 1, até um máximo de 30. Enquanto estiver em Luz Fraca ou Escuridão, você tem Resistência a todos os danos, exceto Psíquico e Radiante, e, como Ação Bônus, pode ganhar a condição Invisível.
Alternativamente, você pode escolher outro talento, não uma Dádiva Épica, neste nível.
**Golpe de Sorte — Nível 20**
O recurso máximo do Ladino recebe duas atualizações no Livro do Jogador de 2024:
Agora você pode usar Golpe de Sorte em testes de resistência.
Quando você falha em um Teste de D20, ele transforma sua jogada em 20. Isso significa que uma jogada de ataque errada se torna um Acerto Crítico.
O recurso máximo ainda funciona da mesma forma com testes de habilidade e ainda recarrega em um Descanso Curto ou Longo.

Mais Truques para o Ladino Astuto
O Ladino de 2024 vê uma variedade de novas opções de combate e mudanças de qualidade de vida. Agora você pode cegar o grande vilão que está atacando seu mago do grupo, alternar entre armas para utilizar a melhor propriedade de maestria para o dia de aventura ou apenas se mover mais confiavelmente dentro e fora do combate quando não tem uma Ação Bônus para gastar em Ação Astuta. Claro, se preferir rolar montes de dano de Ataque Furtivo, você encontrará recursos de classe e subclasse que suportam essa estratégia.
Caso queira saber mais, fizemos um vídeo explicando tudo para você:
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