Quer fazer algo diferente para sua mesa de RPG, trazendo suspense e alguns sustos para seus jogadores no Halloween essas dicas podem te ajudar
É uma sessão bem diferente da grande maioria das sessões porque é necessário criar um clima na mesa que não é tão fácil mesmo quando joga RPGs com esse tema como o caso de O Chamado de Cthulhu ou mesmo Alien RPG entre outros. Mas essas 13 dicas podem te ajudar em muito.
1 - DIVIDA O GRUPO
A maioria dos mestres evita isso a todo custo, outros usam em algumas ocasiões e a maioria das dicas para ser mestre é para manter o grupo unido. Nessa sessão isso não irá ocorrer! E sim você como mestre terá um trabalho a mais, mas vale a pena.
Quando falo divida o grupo não estou dizendo para separar os personagens e sim os jogadores. Eles podem até começar juntos mas crie uma situação para dividir e leve os jogadores separados para cômodos diferentes. E jogadores não usem o celular para se comunicar senão vai jogar todo o trabalho do mestre no lixo.
Não precisa ser o tempo todo do jogo mas em determinadas partes pode ser bem interessante a ideia. A tensão, a desconfiança e a dúvida do que está ocorrendo vai ajudar no clima do jogo
2 - CONTROLE O TEMPO
Você dividiu o grupo, agora tome cuidado para alguns turnos não demorarem demais e fazer a outra parte esperar muito tempo. Não se iluda que a parte que não estiver jogando vai usar o celular ou criar outra distração, o clima todo irá retornar quando você voltar para a sala e eles não souberem o que ocorreu.
Agora você deve estar falando: " Ah mas os jogadores levam uma eternidade para decidir". Bom nessa sessão, não! Coloque tempo para o jogador decidir sua ação e executá-la.
Uma ampulheta pode dar um toque dramático mas se não tiver um timer no celular pode funcionar tão bem quanto. Isso vai dar uma sensação de urgência para o jogo e suspense precisa disso.
3 - AVENTURA ISOLADA
Se você está em uma campanha não precisa parar ou fazer uma one shot. Você pode fazer um "episódio filer" ou não ele pode fazer parte da campanha.
Exemplos são portais que jogam dimensões obscuras como Sombria, uma missão simples que acaba por se complicar por causa de uma névoa estranha ou até mesmo a revelação de um NPC ser um ser sobrenatural.
Outra fonte de inspiração é o background de algum jogador que tenha algum fato obscuro em seu passado que pode voltar para assombrá-lo, se conseguir usar esse elemento em sua aventura vai envolver muito mais os jogadores.
4 - MODIFIQUE O CONHECIDO
Após muitos anos jogando, as vezes o metagame flui sozinho. De tanto enfrentarem os monstros, o jogador identifica facilmente e não se surpreende com facilidade. Altere as características dos monstros, um tipo de ataque que ele não faz, descrição que não bate ou até mesmo tamanho do estrago feito que não condiz.
Tipo aqueles filmes de animais gigantes que destroem tudo pelo caminho, pode escolher crocodilo gigante, aranha gigante ou que mais sua imaginação criar
5 - DECORAÇÃO
Modificar o ambiente do jogo pode ajudar os jogadores a entrarem no clima, diminua a iluminação, existe velas de led hoje em dia que podem dar um clima especial (que você pode reaproveitar no dia dos namorados, aniversário de casamento e etc...) mas intensão das dicas hoje é assustar. Um conjunto de dados que brilha no escuro pode ajudar a dar um clima e a enxergar os resultados (Sim, foi um jabá nosso porque tem na nossa loja, no botão abaixo você vai direto neles)
6 - SOM AMBIENTE
Playlist já são usadas nas mesas para descrever momentos épicos, e porque não usar para criar suspense. Que tal aquele som de chuva ou tempestade (É muito clichê mas funciona!), hoje no youtube você encontra vídeos desses com 4 horas ou mais de duração com facilidade.
Trilhas sonoras de filmes de suspense com um play na hora certa pode funcionar muito bem, pode até ser a marca de quando terá problemas, com uma caixa de som colocada estrategicamente teus jogadores vão te xingar por um tempo mas pode dar momentos muito legais na sua mesa.
7 - ONOMATOPÉIAS
Que raios é isso? Uma prima da centopeia? Calma que é muito mais simples do que parece. São recursos de som que você usa na linguagem para parecer sons.
Exemplos: "BAM!", "TUUUMMM" aparecia muito naquela série antiga do Batman. Se for habilidoso pode deixar uma lista pronta para sair da caixa de som ou uma boa batida na mesa de surpresa já ajuda.
Só tome cuidado para que não derrube as bebidas na mesa, nada pior que um bárbaro furioso porque derramou a cerveja dele.
8 - SEGREDOS
Se todos os jogadores possuirem segredos que os outros jogadores não sabem que podem ou não estar ligados a aventura, o clima de suspeitos aumenta. Porque todos sabem que tem segredos, afinal você recebeu um mas não sabem qual é.
A maior dica que dou nesse caso, o mestre NUNCA deve revelar esse segredo. Deixe o jogador decidir se faz ou não. Você vai criar e entregar um para cada, pode ser na sessão 0, pode ser em conversas particulares com cada jogador você escolhe.
Já pensou que o amigo imaginário de criança de um dos jogadores na verdade é a assombração da história?!?
9 - MENTIRAS
Deixe a mentira ocorrer na mesa, mesmo em seus backgrounds, afinal entre o segredo e a mentira a distância é pequena. Pode ser que a aquela clériga bondosa da Deusa da Vida não seja quem diz ser!
Será que o paladino é um paladino mesmo?? E a história triste de que se tornou aventureiro porque seus pais foram mortos por monstros, será verdade? Ou eles estão vivos e vivendo na vila deles ( Sim, foi ironia quanto a esse tipo de background hehehe)
10 - COMUNICAÇÃO PARALELA
Essa pode ser uma boa ideia mas também pode ser péssima, tudo vai depender da execução dela. Antigamente podia usar bilhetes para passar informações de modo privado (ainda hoje pode fazer, o papel não deixou de existir e acho até melhor que a próxima sugestão) ou você pode usar ferramentas do celular como whatsapp ou telegram para trocar mensagens entre mestre e jogador. Mas saiba que isso também irá ocorrer entre jogadores e ainda corre o risco de perder alguns jogadores para instagram e tik tok.
11 - TRAIÇÃO
Essa a fase final depois de todas as 3 anteriores que pode ocorrer. Mas recomendo cuidado com essa aqui pois se os jogadores não tiverem uma boa maturidade e souber dividir seus relacionamentos pessoais com o jogo pode criar situações complicadas de se resolver ou até mesmo não resolver.
Basicamente consiste em um dos jogadores ser o vilão da mesa ou até mesmo trair os outros personagens para ser o único que se salva.
12 - COMBINADO NÃO É CARO
Mas antes de tudo converse com seus jogadores avalie com eles temas que não devem ser abordados. É importante respeitar as pessoas que jogam com você, pode ser que para você aquilo não tem nada demais mas para as experiências que a outra pessoa teve na vida pode fazer muito mal. A empatia com quem joga com você faz com que sua mesa de RPG seja constante e um momento divertido, o objetivo aqui é alguns sustos e não colocar alguém em pânico.
Essa empatia não apenas te torna um jogador ou mestre de RPG melhor mas uma pessoa melhor.
13 - AVISO QUE PASSOU DO PONTO
As vezes algum tema pode ocorrer na mesa que não foi previsto e isso faça alguém ficar desconfortável ou até mesmo dispare algum trauma que ela nunca revelou para ninguém. Combine que basta levantar a mão ou qualquer outro gesto para interromper a narrativa e ver o que está acontecendo ou até mesmo alterar o que estava ocorrendo. Afinal vocês estão lá para se divertir e TODOS devem ter a diversão como objetivo final (com alguns sustos mas não mais que isso).
Deixamos aqui 13 dias para seu RPG de Halloween mas nada impede que as use em outros momentos para criar um momento de tensão em suas partidas e se quiser mais algumas dicas de como narrar cenas de RPG vou deixar um vídeo que fizemos para o canal com dicas muito bacanas. E deixe seu comentário ou like de gostou desse conteúdo no nosso site.
Comments